Propostas

Universidade e Sistema Único: o plano de Haddad e Manu para o esporte

Nosso plano de governo vai valorizar todas as práticas esportivas, tanto no esporte amador quanto no de alto rendimento

O PT foi, de longe, o governo que mais fez pelo esporte nacional. O que antes era apenas sonho foi realizado com louvor: uma bela Copa do Mundo e uma linda Olimpíada, que deixaram um legado de investimentos urbanos, modernização da infraestrutura esportiva, investimentos em aeroportos e na economia do turismo.

Além disso, é claro, foram implantadas iniciativas de sucesso como a Lei do Incentivo ao Esporte, o Bolsa Atleta e, por decisão do presidente Lula, a valorização inédita do esporte paralímpico.

 

Isso mostra como Haddad e o PT acreditam no esporte para construir uma sociedade mais saudável e que seja motivo de orgulho no mundo

 

Por isso, Haddad vai criar:

 

🏆 A Universidade do Esporte

Ela será criada para formar profissionais de nível internacional em toda a cadeia produtiva (gestão, saúde, pesquisa e políticas públicas). Chega de cartolas amadores ou mal-intencionados!

 

🏅 O Sistema Único do Esporte

Como o SUS é para a Saúde, o SUE vai unir o governo federal aos governos estaduais e municipais na oferta de políticas de esporte. Esporte é um direito constitucional!

A governança desse Sistema vai assegurar a participação, o controle social e a otimização dos recursos públicos.

 

⚽ O Programa de Modernização da Gestão do Futebol

O futebol expressa a própria identidade nacional e será foco de importantes políticas públicas. Por meio do BNDES, Haddad vai criar um programa de modernização visando a transparência e a boa gestão dessa paixão brasileira.

Além disso, serão apoiadas a construção de um calendário unificado que garanta atividade anual permanente para todas as séries e campeonatos, e claro, uma estruturação a nível nacional do futebol feminino.

 

Além disso, Haddad vai:

 

🏊‍♀️ Investir na reforma e na construção de equipamentos esportivos e fortalecer a rede nacional de treinamento

 

🏋️‍♂️ Retomar o Bolsa Atleta e o Plano de Medalhas

 

🤽‍♂️ Valorizar os atletas paralímpicos

 

🤸‍♀️ Criar a Universidade do Esporte para que a gente tenha dirigentes melhores

 

Ufa! E não é só isso. Haddad vai reverter o sucateamento de muitas obras das Olímpíadas, feito em boa parte pelo golpe de Temer/Alckmin. Retomar o projeto de legado olímpico é tarefa de curto prazo e é uma providência urgente, afinal, o investimento para os Jogos foi alto e pode ser revertido em benefício para a população. Haddad sabe disso e não vai deixar a bola cair!

LEIA TAMBÉM