Fake News

⚠ ANTIFAKE NEWS: Empréstimos do BNDES NÃO são “bomba” do PT

Investimentos são formas de fazer a economia brasileira girar

Outro vídeo, outra mentira circulando pela internet: o candidato a deputado estadual no Paraná, Delegado Francischini, divulgou um vídeo que lista uma série de obras parcialmente financiadas pelo BNDES no exterior. O vídeo afirma que essas obras de infraestrutura, como pontes, estradas e hidrelétricas, seriam uma “bomba” que o PT tentaria esconder.

MENTIRA!

Os empréstimos do banco são aprovados só depois de um rigoroso e transparente processo de análise de risco. Além disso, o beneficiado não é o governo do país onde a obra é feita, mas sim as empresas brasileiras que vão tocar a obra.

Desse jeito, o dinheiro do banco fica no país, financiando uma empresa brasileira que vai gerar empregos diretos a brasileiros e indiretos também, já que o maquinário usado no exterior é feito no Brasil por empresas brasileiras.

Além disso, os empréstimos são investimentos que serão pagos com juros. E mais: na maior parte dos casos, os empréstimos são ligados ao aumento da atuação de empresas nacionais nesses países, gerando mais dinheiro e fortalecendo a posição geopolítica do Brasil no exterior.

LEIA TAMBÉM